Mês de março, mês tão representativo para as mulheres, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher. Mas será que as mulheres realmente têm de fato o que celebrar? Ou será que ainda têm muito pelo que lutar e conquistar? E o protagonismo da mulher no Comércio Exterior, como anda? Quais são as estatísticas de mulheres no Comércio Exterior?
Tudo isso é o que veremos neste texto.
O Protagonismo da Mulher no Comércio Exterior
A representatividade da mulher no mercado de trabalho, especificamente em se tratando de Comércio Exterior, felizmente vem avançando. Ainda não “a passos largos” como se gostaria, ainda há uma longa trajetória a se percorrer, mas fato é que há cada vez mais mulheres conquistando espaços que antes eram majoritariamente ocupados por homens.
É perceptível que atualmente as mulheres são muito mais atuantes e a representatividade feminina é absolutamente relevante. Entretanto, são poucas as mulheres que conseguem chegar ao “topo”, ou seja, que conseguem chegar a cargos de liderança.
Muitas das mulheres continuam atuando em cargos operacionais do Comércio Exterior, pois infelizmente se deparam com a “barreira do gênero” em meio a tanto avanço.
Ainda que homens e mulheres possuam o mesmo grau de escolaridade, a mesma capacitação profissional, a mesma desenvoltura, o mesmo cargo, são os homens que continuam recebendo salários superiores aos das mulheres.
O mercado em si deve ter a consciência da necessidade urgente de valorizar a mulher no ambiente de trabalho e no mundo corporativo, dando a elas as mesmas oportunidades de crescimento profissional dada aos homens.
Estatísticas de mulheres no Comércio Exterior
Pesquisas e estudos estatísticos específicos sobre mulheres no Comércio Exterior não são tão frequentes, contudo, há uma pesquisa realizada pelo Hub Mulheres no Comex sobre o Perfil do Profissional de Comércio Exterior.
Veremos a seguir os resultados da sua 1ª edição, considerando o perfil socioeconômico, gênero, renda, escolaridade e área de atuação. A pesquisa abrangeu, além do ambiente em que o profissional atua, seus desafios e oportunidades. Também foi divulgado pelo Hub Mulheres no Comex o Mapa dos Despachantes Aduaneiros, que será mostrado em seguida.
Pesquisa do Perfil do Profissional de Comércio Exterior
A pesquisa foi feita no período de outubro/2018 a fevereiro/2019, foram 121 participantes entrevistados, distribuídos na maioria dos estados brasileiros, sendo homens e mulheres atuantes nas mais variadas áreas do Comércio Exterior, abrangendo empresários, sócios e autônomos (25%), além de trabalhadores da iniciativa privada.
Sendo assim, através dos resultados desta pesquisa foi possível perceber que:
Dentre os participantes entrevistados, 58% eram do sexo feminino e 41% do sexo masculino;
Ambos os gêneros com idade entre 31 e 45 anos e com alto nível de escolaridade;
54% das mulheres possuem nível de escolaridade em pós-graduação, contra 46% dos homens;
30% das mulheres ocupam cargos de gestão, enquanto os homens perfazem o total de 32%;
50% das mulheres ocupam cargos de analista, e os homens 24%;
13% das mulheres são empreendedoras, e os homens 42%;
Para ganhos salariais de até R$ 5.000,00, as mulheres representaram 57% dos profissionais, e os homens 36%;
No entanto, para salários entre R$ 5.001,00 a R$ 10.000,00 os homens representam 42% e as mulheres 30%.
Mapa dos Despachantes Aduaneiros
O Mapa dos Despachantes Aduaneiros é um compilado de informações tratadas pelo Hub Mulheres no Comex, tendo como fonte a própria Receita Federal do Brasil (RFB).
Neste Mapa foi identificado que:
No período de janeiro a dezembro de 2019, as exportações e importações brasileiras totalizaram 4.141.157 declarações de operações de Comércio Exterior;
Segundo pesquisa Datafolha, no Brasil aproximadamente 97% das operações de Comércio Exterior são realizadas através do Despachante Aduaneiro;
Há um total de 10.793 Despachantes Aduaneiros distribuídos nos 27 estados do Brasil;
Dentre estes profissionais, 73% são homens despachantes e 27% são mulheres despachantes;
O maior número de despachantes está concentrado no estado de São Paulo, com 4.497 profissionais, segundo cadastro ativo da RFB; e
Um dado interessante: Mato Grosso é o único estado que contém o maior número de mulheres despachantes, com 64%.
Diante destes números, está muito claro que há realmente um longo caminho a percorrer: falta representatividade feminina em cargos de liderança no Comércio Exterior, nível profissional cujo domínio ainda é masculino.
Quem atua em Comércio Exterior sabe que poucas são as mulheres convidadas a liderar e/ou participar de mesas de debates ou painéis, e que a predominância masculina ainda é muito forte, mesmo sabendo que as mulheres são tão competentes e capacitadas tecnicamente quanto os homens.
Não importa o gênero, a capacidade profissional é a mesma desde que sejam promovidas as mesmas oportunidades de trabalho, tanto para homens como para mulheres. Afinal, não é o gênero que irá definir quem é mais ou menos competente para assumir um cargo de gestão.
Que atitude é possível ser tomada pelas mulheres para um maior protagonismo feminino?
Antes de mais nada, para que o protagonismo feminino aumente, as mulheres atuantes no Comércio Exterior devem estar dispostas a aprimorar cada vez mais suas Hard Skills e Soft Skills.
A luta por um cenário melhor de oportunidades é indispensável, mas às mulheres também é preciso garantir uma boa capacitação profissional, preocupada principalmente em estar sempre atualizada com as demandas que o mercado do Comex exige.
A mulher é desafiada o tempo todo e ela mesma cobra de si desafios cada vez maiores, e isso por si só faz com que elas estejam em movimento constante, sempre em alerta. E essa ação realmente é necessária.
Além da capacitação profissional, qualificação e atualização constante, é preciso que a mulher, ao se deparar com as diferenças culturais existentes entre os mais variados países, não se assuste e nem perca a confiança em si mesma, já que essas diferenças muitas vezes são gritantes.
Ainda há muito preconceito em relação à mulher no mercado de trabalho, pois existem países cuja religião, cultura e costumes não aceitam negociar com mulheres. Isso nunca poderá ser motivo para uma mulher desistir de suas habilidades, competências e, principalmente, sua carreira.
Para obter um maior protagonismo feminino na área de Comércio Exterior, nada melhor do que as mulheres se unirem em prol de um bem maior. Ou seja, elas precisam e devem fazer parte de uma rede de apoio, como o Mulheres no Comex, Amecomex, e tantas outras.
Exemplos de protagonismo feminino
Toda mulher pode e precisa se inspirar em mulheres que são exemplos de liderança e retratam fielmente o protagonismo feminino.
Ao se inspirar em uma trajetória feminina a mulher consegue enxergar com total clareza que aquilo é possível para ela também, basta confiar em si mesma e seguir em frente com otimismo e profissionalismo.
Um caso muito recente de protagonismo feminino significativo e totalmente inspirador foi a nomeação de Ngozi Okonjo-Iweala ao cargo de diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Quer um exemplo mais inspirador que este: primeira mulher e a primeira africana a chefiar a OMC, um cargo que sempre foi ocupado por homens?
Ela, mulher, nigeriana, por 25 anos foi diretora de operações do Banco Mundial e a primeira mulher no comando do Ministério das Finanças da Nigéria.
Exemplos como esse precisam ser aplaudidos, exaltados e seguidos. Um exemplo real de que nada, assim como ninguém, tem a força e o poder de parar uma mulher quando esta tem total convicção de seus objetivos, de suas decisões e de sua capacidade.
Conquistar cargos gerenciais e liderar espaços até então dominados pelos homens não é tarefa fácil. No entanto, todas as mulheres são capazes e são determinadas o suficiente para chegarem aonde quer que queiram chegar, sobretudo no Comércio Exterior.
A SC Vitola foi fundada por uma Mulher que atua no Comércio Exterior
A SC Vitola é uma empresa de serviços de Comércio Exterior focada em produtos para a saúde e foi fundada por uma mulher que atua no Comércio Exterior.
A Keila, fundadora da SC Vitola, comanda uma empresa que é especialista em produtos para a saúde, setor este tão sensível e criterioso, cujo lema é o de Conectar pessoas e produtos de saúde em todo o mundo!